Nesta quarta, palestra com o prof. Ricardo Bernardes

Estamos começando mais um Ciclo de eventos do Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Sociedade da UNESPAR. Teremos um ciclo de palestras em 2016, mas a divulgação será feita em breve, pois ainda estamos fechando a programação final.

Isso não nos impede de começar em grande estilo, pois o primeiro palestrante do Ciclo de Palestras Música, Cultura e Sociedade 2016 é o prof. Ricardo Bernardes.

O tema de sua fala será “Música luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX – desafios da construção de uma identidade face à música centroeuropeia”

O professor Ricardo Bernardes é uma autoridade neste assunto, e valerá muito a pena ouvi-lo. Porque ele tem larga experiência, de já cerca de 20 anos, com a direção de grupos musicais dedicados ao repertório dos séculos XVIII e XIX, principalmente música luso-brasileira (mas também ibero-americana e outras). Ele começou este trabalho quando ainda residia em Curitiba, e fundou o grupo AmericAntiga. Depois seguiu desenvolvendo esta prática em São Paulo, Austin (Texas) e Lisboa, cidades por onde residiu e cursou seu mestrado e seus doutorados.

Isso mesmo – doutorados. Ele tem dois na bagagem. Um na Universidade de Austin e outro na Universidade Nova de Lisboa. Também na USP ele fez seu mestrado sobre uma obra de José Maurício.

As questões que o professor Ricardo Bernardes irá abordar, são relativas a um texto que deve sair num volume coletivo com vários trabalhos de membros do nosso Grupo de Pesquisa, e tratam principalmente dos problemas para constituir uma memória histórica deste repertório luso-brasileiro, enfrentando tanto a hegemonia do cânon de música germânica quanto o viés nacionalista que muitas vezes atrapalhou o desenvolvimento da nossa musicologia. Afinal, os resultados encontrados nas pesquisas por repertório antigo nem sempre são tão “brasileiros” quanto se desejaria, e pode ser difícil lidar com um passado diferente das idealizações que se faz dele.

Atualmente residindo em Lisboa e trabalhando como pesquisador do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Universidade Nova de Lisboa, o professor está de passagem por Curitiba e nos dará o prazer de sua fala. Imperdível!

Então, o serviço:

Ciclo de Palestras Música, Cultura e Sociedade 2016
1º/06/2016 - 19:00 horas
Auditório Antonio Melillo do Campus de Curitiba II da UNESPAR (FAP)
Prof. Ricardo Bernardes
“Música luso-brasileira nos séculos XVIII e XIX
- desafios da construção de uma identidade face à música centroeuropeia”

Todos são convidados, entrada franca e aberto ao público.

André Egg
Professor do Campus de Curitiba II da UNESPAR, no curso de Bacharelado em Música Popular. Doutor em História pela USP. Colaborador no PPGHIS-UFPR. Diretor do Centro de Música e Musicoterapia do Campus.