II Seminário de Iniciação Científica

II Seminário de Iniciação Científica

Amanhã, quarta-feira dia 28 de setembro, acontece o II Seminário de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade.

O Seminário é uma oportunidade para os alunos que concluíram suas pesquisas vinculadas ao Programa de Iniciação Científica da UNESPAR. A vigência dos projetos foi de agosto de 2015 a julho de 2016.

No momento, os alunos que encerraram suas pesquisas, estão formatando os resultados para apresentação em eventos e/ou publicação. O principal evento no qual todos participam, por exigência do edital do programa, é o Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC-UNESPAR). O EAIC acontece neste ano de 25 a 27 de outubro no Campus de Paranavaí. Veja o site do evento.

Importância do evento

No EAIC os alunos vão apresentar comunicações e alguns terão os trabalhos publicados nos Anais. O II Seminário de Iniciação Científica serve para uma primeira apresentação oficial da pesquisa, com a oportunidade de discussão com os colegas e professores do Grupo de Pesquisa e o público presente.

Para os alunos que entraram na Iniciação Científica agora, O II Seminário é uma ótima chance de ver trabalhos recém concluídos e aproveitar a experiência adquirida pelos colegas e professores. É assim que se constrói o conhecimento e a relevância acadêmica – a gente aprende o que já se sabe e tenta depois somar um tijolinho a mais nessa construção que é a pesquisa acadêmica.

Comunicações

Neste II Seminário de Iniciação Científica serão apresentadas e discutidas as seguintes comunicações:

“Mário de Andrade: Temas das críticas no Diário Nacional em 1927 e o Ensaio sobre a música brasileira (1928)”
Renan Alfredo de Medeiros D’Ávila
(orientador: Prof. André Egg)

“Os gêneros do teatro musicado no Brasil (1850-1920)”
Talissa Cubas
(orientador: Prof. André Ricardo de Souza)

“Coletando dados sobre o ensino de música para crianças no Brasil: um estudo sobre os programas de musicalização infantil vinculados a instituições de ensino superior”
Vitor Silveira da Costa
(orientador: Prof. Tiago Madalozzo)

“Produção para cinema de Antonio Carlos Jobim”
Gabriela Silva Safraider
(orientador: Prof. Fabio Poletto)

Cartaz

Por fim, o cartaz de divulgação, produzido pela Divisão de Comunicação do Campus de Curitiba II da UNESPAR

Cartaz do II Seminário de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade
Cartaz do II Seminário de Iniciação Científica do Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade
André Egg
Professor do Campus de Curitiba II da UNESPAR, no curso de Bacharelado em Música Popular. Doutor em História pela USP. Colaborador no PPGHIS-UFPR. Diretor do Centro de Música e Musicoterapia do Campus.

1 Comentário

Os comentários estão fechados.