Luciano Lima: Radamés Gnattali e o violão de concerto

O professor Luciano Lima, integrante do Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade, acaba de publicar um livro. Radamés Gnattali e o violão de concerto: uma revisão da obra para violão solo com base nos manuscritos é o título da obra, resultante de suas pesquisas recentes.

O livro do professor Luciano Lima

O livro está publicado em formato eletrônico pela editora da UNESPAR. O pdf com o texto completo está disponível neste link.

Fontes pesquisadas

Para compor o texto o professor Luciano Lima pesquisou em manuscritos originais do compositor. Também analisou documentos históricos para explicar sobre o violão de concerto no Brasil e a gênese da obra de Radamés Gnattali.

Conteúdo

O livro traz depoimentos de violonistas importantes que conheceram o compositor. E tem “brindes” deliciosos: dois arranjos de Luciano Lima e uma transcrição sua de uma peça conforme a gravação de Garoto.

A parte principal do trabalho é a revisão das partituras publicadas. Para isso o autor compara várias edições e os manuscritos autógrafos. O objetivo foi eliminar erros de edição e chegar a um texto mais fidedigno.

Parabéns ao professor!

André Egg
Professor do Campus de Curitiba II da UNESPAR, no curso de Bacharelado em Música Popular. Doutor em História pela USP. Colaborador no PPGHIS-UFPR. Diretor do Centro de Música e Musicoterapia do Campus.

1 Comentário

Os comentários estão fechados.