Publicados os trabalhos apresentados no EAIC 2016

Uma das atividades mais importantes do nosso grupo de pesquisa são os projetos de Iniciação Científica. Eles envolvem o trabalho de um professor orientador com um estudante de graduação. Os trabalhos desenvolvidos no Programa de Iniciação Científica da UNESPAR (PIC) durante 2015 e 2016 foram apresentados no Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC). O EAIC 2016 foi realizado em Paranavaí.

Projetos de Pesquisa

Foram vários projetos de pesquisa desenvolvidos no PIC 2015-2016 por professores e estudantes do nosso Grupo de Pesquisa. Os que chegaram a bom termo, concluíram as pesquisas e escreveram os trabalhos finais foram:

Renan Alfredo de Medeiros D’Ávila (orientador André Egg); Talissa Cubas (orientador André Ricardo de Souza); Vitor Silveira da Costa (orientador Tiago Madalozzo); Gabriela Silva Safraider (orientador Fabio Poletto).

Estes foram os mesmos que apresentaram trabalhos no nosso II Seminário de Iniciação Científica em setembro de 2016, conforme explicado neste post:

II Seminário de Iniciação Científica

Trabalhos apresentados no EAIC

Estes trabalhos já tinham sido inscritos no Encontro Anual de Iniciação Científica da UNESPAR. Todos eles foram apresentados nas sessões de comunicações do evento, realizado em outubro de 2016 no Campus de Paranavaí. Alguns dos trabalhos tiveram resumos publicados nos Anais do evento, outros tiveram o texto completo.

Os Anais do EAIC 2016

Os Anais do EAIC 2016 incluíram todos os resumos e trabalhos completos publicados. Alguns trabalhos tiveram apenas apresentação oral nas sessões de comunicações, sem resultados publicados nos Anais.

Os Anais do EAIC 2016 estão disponíveis neste link.

No caso do nosso grupo de pesquisa, foram os seguintes trabalhos incluídos nos Anais:

Fabio Poletto: Produção para cinema de Antonio Carlos Jobim – Resumo

Renan D’Ávilla: Mário de Andrade: temas das críticas no Diário Nacional em 1927 e o Ensaio sobre a música brasileira (1928) – Resumo / Texto completo

Talissa Cubas e André Ricardo de Souza: Gêneros do teatro musicado no Brasil (1850-1920) – Resumo / Texto completo

Vitor Costa e Tiago Madalozzo: Coletando dados sobre o ensino de música para crianças no Brasil – Resumo

 

André Egg
Professor do Campus de Curitiba II da UNESPAR, no curso de Bacharelado em Música Popular. Doutor em História pela USP. Colaborador no PPGHIS-UFPR. Diretor do Centro de Música e Musicoterapia do Campus.