Ana Paula Peters: Nas trilhas do choro

Em 2016 foi publicado o livro Nas trilhas do choro, da professora Ana Paula Peters. A publicação contou com apoio do Fundo Municipal de Cultura, tendo sido selecionada por edital.

A professora Ana Paula Peters é integrante do Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade. Agora o livro está disponível para download em arquivo pdf, como indicado abaixo.

Capa do livro da professora Ana Paula Peters, publicado pela editora Máquina de Escrever

O livro está disponível para download em pdf com texto completo neste link.

Pesquisa para o livro

O livro aborda as histórias do choro em Curitiba, acompanhando a trajetória de espaços, músicas e conjuntos vinculados ao gênero.

A professora Ana Paula Peters fez a pesquisa em acervos públicos e particulares, e realizou entrevistas com diversos personagens. A equipe de pesquisa contou também com a colaboração de Claudio Aparecido Fernandes e Ricardo Campos Leinig.

Imagens e material

Além das saborosas histórias, muito material inédito e importante trabalho de resgate da memória musical, o livro traz também várias imagens. São partituras, fotos de músicos e de conjuntos, capas de discos e outras figuras que nos aproximam do choro e de seus praticantes.

Ineditismo

O livro se apoia também em pesquisas já realizadas em trabalhos acadêmicos. Mas o assunto é de bibliografia escassa, como se pode ver nas referências esparsas indicadas nas notas de rodapé.

O trabalho de Ana Paula Peters certamente condensa muita informação que até então não estava disponível em livro.

Espera-se que sirva de base e de estímulo para muitas novas pesquisas!

André Egg
Professor do Campus de Curitiba II da UNESPAR, no curso de Bacharelado em Música Popular. Doutor em História pela USP. Colaborador no PPGHIS-UFPR. Diretor do Centro de Música e Musicoterapia do Campus.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *