Apresentação

O Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade

O Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade é um dos grupos certificados pela UNESPAR. O grupo é registrado na plataforma do Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPQ.

A página do grupo na plataforma do CNPQ está neste link. Por ela é possível visualizar todos os atuais integrantes e links para seus currículos na plataforma Lattes do CNPQ. Há também informações de egressos do Grupo. (Datas de entrada e saída do grupo só passaram a ser registradas quando entrou em operação o novo sistema de software da plataforma, em 2014)

Os Grupos de Pesquisa na UNESPAR

O objetivo institucional dos Grupos de Pesquisa na UNESPAR é congregar professores e alunos que desenvolvem pesquisa. A participação em Grupo de Pesquisa institucional é exigência obrigatória para vínculo e registro das pesquisas dos professores nas Divisões de Pesquisa e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG-UNESPAR). E é também exigência para os alunos que participam do Programa de Iniciação Científica (PIC-UNESPAR).

Reunimos, por obrigatoriedade de vínculo, os professores pesquisadores da instituição e seus orientandos de Iniciação Científica. Além disso, o Grupo de Pesquisa reúne pesquisadores de outras instituições que desenvolvem pesquisa e/ou publicações conjuntas com os pesquisadores da UNESPAR.

O Grupo de Pesquisa e seus integrantes

O Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade reúne professores e alunos dos campi de Curitiba I (EMBAP) e II (FAP) da UNESPAR. Mas temos também pesquisadores de outras campi da UNESPAR e/ou outras instituições. Atualmente: um professor do Campus de União da Vitória da UNESPAR, um pesquisador vinculado ao Doutorado em Música da UFRJ, uma estudante vinculada ao mestrado em História da UFPR.

Os professores e alunos vinculados ao grupo são principalmente dos Colegiados de Curso da UNESPAR. Bacharelado em Música Popular e Licenciatura em Música do Campus de Curitiba II (FAP). Licenciatura em Música, Superior de Instrumento e Superior de Composição e Regência do Campus de Curitiba I (EMBAP).

A proposta de Programa de Pós-Graduação

O Grupo de Pesquisa em Música, Cultura e Sociedade é vinculado à proposta de Programa de Pós-Graduação em Música da UNESPAR (PPG-MUS/UNESPAR). O projeto do PPG em Música foi elaborado por um Grupo de Trabalho composto por docentes dos campi Curitiba I (Escola de Música e Belas Artes) e Curitiba II (Faculdade de Artes do Paraná), sob coordenação da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UNESPAR. Este projeto encontra-se atualmente em avaliação pela CAPES, e em caso de aprovação, pode ser implantado em 2017.

Música, Cultura e Sociedade corresponde a uma das Linhas de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Música. Abaixo a descrição da Linha de Pesquisa, conforme consta no projeto do PPG e na página do Grupo no diretório do CNPQ.

Descrição da linha de pesquisa

Estudo crítico da música como construção sociocultural em diferentes contextos temporais e geográficos. Aborda: a) historiografias da música; b) etnografia de práticas musicais; c) música, políticas e instituições; d) música, identidades e subjetividades. Propõe a investigação da música em conexão com outras subáreas ou mesmo disciplinas do conhecimento relacionadas com cultura e sociedade: história, filosofia, etnomusicologia, sociologia da música, estudos da música popular.