Integrantes

Professores orientadores

Ana Paula Peters

ana-paula-peters

Ana Paula Peters é professora do Colegiado de Licenciatura em Música da UNESPAR, no Campus Curitiba I – EMBAP. Trabalha com as disciplinas de Etnomusicologia, História da Música e flauta doce. Atualmente é Assessora de Pesquisa no seu campus e Coordenadora do subprojeto de Música do PIBID. Integrante do grupo artístico como flautista do Quarteto de Flautas Doces da EMBAP.

É professora orientadora no Programa de Pós-Graduação em Música da UNESPAR. É professora no Mestrado em Música da UFPR, integrando a linha de pesquisa Educação Musical e Cognição e o grupo de pesquisa da mesma instituição, o PROFCEM – Processos formativos e cognitivos em Educação Musical.

Desenvolve pesquisas relacionadas a música popular brasileira, a época de ouro do rádio, choro e transmissão de saberes. Atualmente desenvolve um projeto sobre a roda de choro e seus processos de ensino-aprendizagem.

André Egg

foto-de-perfil

Lotado no Campus de Curitiba II da UNESPAR, no Colegiado de Curso de Bacharelado em Música Popular. Trabalha com disciplinas de História da Música e Música no Brasil.


É professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Música da UNESPAR. É professor colaborador no Mestrado em História da UFPR, na linha de pesquisa Arte Memória e Narrativa.

Seu projeto de pesquisa atual é sobre a crítica musical de Mário de Andrade no jornal Diário Nacional entre 1927 e 1932. Com este projeto teve 4 orientações no PIC entre 2015 e 2018 e tem 3 orientações vigentes no PIC 2018-2019.

Currículo Lattes

Fabio Poletto

fabiopoletto

O professor Fabio Guilherme Poletto é lotado no Campus de Curitiba I – Escola de Música e Belas Artes do Paraná, da UNESPAR, no Colegiado de Curso de Composição e Regência. Tem experiência como docente, pesquisador e orientador, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Música, Estética, Música Brasileira, Práticas Interpretativas.

Atualmente desenvolve projetos de pesquisa sobre Música no Brasil em suas relações com as seguintes Linhas de Força: nacional/estrangeiro, popular/erudito, tradicional/moderno. Além disso, desenvolve pesquisa sobre repertórios para Guitarra Elétrica no universo da música de concerto, com financiamento da Fundação Araucária.

É professor orientador no Programa de Pós-Graduação em Música da UNESPAR. Foi Coordenador do Grupo de Trabalho que elaborou a proposta deste Mestrado, recentemente aprovada pela CAPES.

Currículo Lattes

Felipe Vieira

felipe-vieira

Atualmente é professor na Universidade Estadual do Paraná (CRES) lotado no curso de Licenciatura em Música – Campus II (FAP). Trabalha com disciplinas teóricas tais como Percepção, Harmonia e Análise Musical. Dentre seus interesses estão: teoria, análise e performance da música dos séculos XX e XXI, como também processos tecnológicos aplicados à musicologia.

É Doutor em Musicologia – Teoria e Análise – pela Universidade de São Paulo (USP). Concluiu a pesquisa em 2018, na área de expressividade na performance musical a partir das teorias rítmicas riemanniana e lussyana. Também desenvolve pesquisa vinculada à UNESPAR com tema sobre a didática da percepção musical.

Currículo Lattes

Jefferson Gohl

Doutor em História na linha de História cultural da Universidade de Brasília -UNB com tema voltado para a canção e história no contexto repressivo entre 1964 e 1985 e a trajetória da artista Rita Lee. Possui graduação de licenciatura em História pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR/ Campus de União da Vitoria (2000) e mestrado em História na linha de pesquisa Cultura e Poder, pela Universidade Federal do Paraná-UFPR (2003).

Desde 2006 é professor efetivo da UNESPAR – Campus União da Vitória possuindo experiência na área de Teoria da História, História do Brasil Republicano, História Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Brasil, Teoria da História e atua com pesquisas relacionadas a canção no Brasil e aspectos teóricos e práticos da cultura em sociedades contemporâneas.

Atualmente desenvolve o projeto intitulado: A morte na canção em tempos de transição autoritária: o samba e o rock entre os anos 1962 e 1985, para o qual orientou no ano de 2017/18 duas pesquisas de Iniciação a pesquisa (PIC) e uma em andamento no ano de 2018/19.

Currículo Lattes

Laize Guazina

Profª Adjunta atuante no Curso de Música Popular do Campus II – Faculdade de Artes do Paraná da UNESPAR. Ministra as disciplinas de Metodologia da Pesquisa (direcionada à área de Música) Estudos Culturais, Sociologia da Música e Etnomusicologia. Atualmente desenvolve a pesquisa “Música, diálogo de saberes e participação: experiências latino-americanas”, direcionada ao estudo da etnomusicologia participativa e do Encontro de Saberes. Inicia estudos na área de música, migração latino-americana no Brasil e decolonialidade. Orienta estudos relacionados a etnomusicologia participativa e diálogo de saberes; ensino de música (em perspectiva etnomusicológica) em ONGs; música, subjetividade e resistência; música, conflito e vulnerabilidade social. Coordena o Núcleo de Estudos em Etnomusicologia da UNESPAR.

Currículo Lattes

Luciano Lima

luciano-lima-foto

Luciano Lima é lotado no Campus de Curitiba II da UNESPAR, no Colegiado de Curso de Bacharelado em Música Popular. Trabalha com as disciplinas de Violão, Análise, Harmonia e é membro da Comissão Institucional de Pesquisa (CIP)

Desenvolve pesquisas relacionadas à música brasileira e às práticas interpretativas, tendo publicado trabalhos sobre Radamés Gnattali, Heitor Villa-Lobos e Cláudio Santoro. Atualmente, coordena o projeto de pesquisa intitulado “Edição revisada e bilíngue (português e inglês) do livro Radamés Gnattali e o Violão de Concerto”.

Currículo Lattes

Marilia Giller

marilia-giller

Lotada no Campus de Curitiba II da UNESPAR, no Colegiado de Curso de Bacharelado em Música Popular. Trabalha com disciplinas de Pratica em Conjunto e Instrumento Harmônico – Piano.

Seu projeto de pesquisa atual é intitulado “Estudos da Musica Paranaense – Acervos e Memórias”. O projeto visa identificar acervos musicais e levantar dados históricos e sonoros em arquivos e documentação da música no Paraná da primeira metade do século XX. É idealizadora do NEMUP Núcleo de estudos da música no Paraná do Campus de Curitiba II da UNESPAR.

É pesquisadora no ‘Grupo de Trabalho em Jazz’ na IASPM–AL e coordenadora do ‘Simpósio Jazz na América Latina’ (Salvador –BH 2014 e Cuba 2016). Desenvolve estudos sobre ‘O jazz transatlântico e a construção da identidade musical na América Latina do sul na primeira metade do século XX.

Mantém o quarteto instrumental JAZZMAIA (Jazz Fusion) e apresenta-se em Festivais e Clubes de Jazz em diversos países.

Curriculo Lattes

Tiago Madalozzo

tiagomadalozzo

Tiago Madalozzo é professor Assistente B do Curso de Licenciatura em Música do Campus de Curitiba II da Unespar. Trabalha com as disciplinas de Didática da Música e Estágio Supervisionado em Música.

É doutorando no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Paraná. Desenvolve no curso a pesquisa intitulada “O processo de envolvimento de crianças de 4 e 5 anos participantes de atividades de musicalização infantil: as relações entre espaço, família, professores e coletividade”, sob orientação do Prof. Dr. Guilherme G. B. Romanelli. Foi recentemente convidado a fazer parte do Corpo Editorial do mais importante periódico da área de educação musical infantil no mundo, o International Journal of Music in Early Childhood, colaborando com a disseminação da nova revista no Brasil.

Seu projeto de pesquisa neste Grupo iniciou em 2015, e é intitulado “Musicalização infantil no Brasil: um estudo comparativo de programas de ensino de música para crianças nas instituições de ensino superior”. Este projeto se desdobrou em uma orientação no PIC 2015-2016, duas no PIC 2016-2017, e mais uma no PIC 2017-2018.

Currículo Lattes